Fama

Médico sobre saída de Henri Castelli do BBB 26: ‘A prioridade, nesse momento, é a saúde’

Henri Castelli está bem e lúcido, mas, diante desse quadro, não vai continuar no BBB 26 – Imagem: Globo/Manoella Mello

Um dos nomes mais aguardados do BBB26, Henri Castelli está fora oficialmente da competição. Na noite da última quarta-feira, 14, o apresentador Tadeu Schmidt entrou ao vivo na edição do reality show para anunciar que o brother não voltará para o confinamento após ter duas crises convulsivas. Para entender mais sobre o assunto, a Caras do Brasil entrevista o Dr. Guilherme Rossoni, médico neurocirurgião.

“A gente já abre o programa com notícia sobre o Henri Castelli. Hoje pela manhã, durante a Prova do líder, o Henri se sentiu mal. Ele teve uma crise convulsiva. Ele foi atendido ali mesmo, no provódromo, pela equipe médica e, de lá, foi levado para o hospital. O Henri passou por todos os exames indicados em uma situação como essa, nenhum exame apontou qualquer problema e ele voltou ao programa. Só que logo na chegada de volta à casa, o Henri teve uma nova crise convulsiva. Ele foi levado pela segunda vez ao hospital. E, como ele teve esse segundo episódio, os médicos decidiram mantê-lo em observação”, disse o apresentador.

“O Henri está bem, está lúcido. Mas, diante desse quadro, o Henri não vai continuar no BBB. A gente lamenta a saída dele do jogo, mas entende que, evidentemente, a saúde é sempre mais importante do que qualquer competição”, complementou Tadeu Schmidt.

Opinião do médico neurocirurgião

O Dr. Guilherme Rossoni, médico neurocirurgião formado em medicina pela Universidade do Espírito Santo e com residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, aponta que uma pessoa pode ter mais de uma crise convulsiva.

“Ter episódios relativamente próximos um do outro não é incomum, principalmente quando a causa ainda não foi identificada ou se há algum fator desencadeante persistente como, por exemplo, a privação do sono, algum estresse intenso, alterações metabólicas, infecções (acredito que não seja o caso do ator em questão já que ele passou por exames prévios antes de entrar no reality) ou alguma condição neurológica”, declara.

É importante esclarecer que a convulsão é uma alteração temporária do funcionamento do nosso cérebro, causada por uma descarga elétrica desorganizada entre os neurônios.

“Em um episódio de convulsão, movimentos involuntários do corpo são causados além da perda ou alteração da consciência e mudanças no comportamento por alguns minutos”, afirma. Por isso, o Dr. Guilherme Rossoni avalia sobre o afastamento do ator da competição.

“É importantíssimo a investigação médica detalhada pra entender a origem do problema e definir qual a melhor conduta. Do ponto de vista médico, sim, o afastamento do reality é a decisão mais responsável e prudente. É importante após essas crises convulsivas que o paciente faça repouso e investigue as possíveis causas. Permanecer em um ambiente que exige resistência física e emocional poderia aumentar o risco de novos episódios. A prioridade, nesse momento, é a saúde, segurança e recuperação adequada do paciente”, avalia.

*Com informações: caras

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo