Política

Flávio e escolhido por Bolsonaro para corrida ao Planalto em 2026

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como o nome do bolsonarismo das eleições presidenciais de 2026.

Flávio confirmou no X a decisão de Bolsonaro em indicá-lo para disputar a presidência. “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.”

“Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo. Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.”Flávio Bolsonaro, em publicação no X

Escolha vem após Flávio visitar o pai na prisão nesta semana, em Brasília. Acontece também depois de um racha entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente sobre um possível apoio do PL à candidatura de Ciro Gomes no Ceará, que irritou também integrantes do PL.

“Se Bolsonaro falou, está falado”, disse o presidente nacional do PL no Instagram. “Como presidente do PL, informo que o senador Flávio Bolsonaro é o nome indicado por Jair Bolsonaro para representar o partido na disputa presidencial. Flávio me disse que o nosso capitão confirmou sua candidatura. Seguiremos juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Brasil”, afirmou Valdemar da Costa Neto na rede social.

Escolha também foi confirmada ao uol por integrantes do PL. O deputado federal Carlos Jordy afirmou à reportagem que a informação foi repassada a ele pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), que conversou com Flávio sobre o tema. A informação sobre a escolha do senador foi publicada inicialmente pelo Metrópoles.

Líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ) disse que “teremos Lula versus Bolsonaro” com a presença do filho do ex-presidente nas urnas. “Flávio é importante nessa missão, ele será o candidato. A escolha do presidente é fundamental nisso. Podemos comparar governos e isso inspira, realmente, dias melhores para o país”, afirmou ao uol.

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ) demonstrou apoiar a escolha. “Quem o presidente @jairbolsonaro escolher, todos nós vamos abraçar a fazer campanha!”, escreveu no X.

MIchelle Bolsonaro também deu seu apoio a Flávio. “Que Deus te abençoe nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão d’Ele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação”, publicou no Instagram. A esposa de Jair Bolsonaro entrou em confito com enteados nesta semana após criticar —e derrotar— a articulação do PL para apoiar Ciro Gomes no Ceará.

Decisão de Bolsonaro dificulta candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ao Planalto. Um dos principais cotados para ser o representante do bolsonarismo nas urnas e nome favorito da Faria Lima para a disputa, o governador vinha condicionando a entrada na corrida a um apoio explícito do ex-presidente.

Com a indicação de Flávio, crescem as chances de Tarcísio concorrer à reeleição para o governo. Um aliado do governador avaliou à reportagem que a escolha do senador visa “ocupar um vácuo” deixado no bolsonarismo pela prisão do ex-presidente e que acredita que a decisão pode não ser definitiva. “Vão testar as águas”, afirmou este aliado.

Tarcísio vinha sendo criticado por Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O deputado, que está nos Estados Unidos, também tinha manifestado intenção de disputar a presidência. Ele chegou a dizer que o governador de São Paulo é “o candidato do sistema” e “não é um líder”.

Com informações uol

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo